Pacote de privatizações atinge os metrôs de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre

No mês de julho foram anunciadas graves notícias sobre a privatização dos metrôs no Brasil, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

As privatizações fazem parte de um pacote de concessões à iniciativa privada de diversos setores estratégicos para o país, especialmente os ligados ao transporte. Para o presidente da Fenametro, Paulo Pasin, essas medidas vão na contra mão do histórico levante de junho de 2013. “A juventude tomou as ruas
exigindo a redução das tarifas, rumo a tarifa zero e um transporte de qualidade e os governantes continuam investindo numa política de transporte que visa beneficiar as empreiteiras e grandes empresas do sistema de transporte sob trilhos”, disse.

O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD) declarou em entrevista que irá anunciar a modelagem da concessão à iniciativa privada dos metrôs de Belo Horizonte e Porto Alegre, hoje administrados pelo governo federal.

Já em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou a privatização da operação da Linha 5-Lilás, desde o trecho que já está em funcionamento, que vai da estação Capão Redondo a Largo Treze, até o trecho que ainda está em obras, da estação Largo Treze a Chácara Klabin do metrô.

Boletim Integrando

informativo integrando sindimetromg

Assembleia dia 20/06/2017

Campanha Salarial 2017

camsalarial2017 2.fw

Filie-se

Sócio tem mais vantagens:
Assessoria jurídica, civil, trabalhista e previdenciária.
Convênios com instituições de ensino.
Saúde e Segurança do Trabalho.
Cursos de formação.

Jurídico

O Departamento Jurídico do Sindicato está à disposição dos metroviários para esclarecimento de dúvidas e abertura de processos nas áreas trabalhista, previdenciária (PPP, acidente de trabalho e seguro saúde) e cível/criminal. Entre em contato através do ramal 3388. Saiba mais

fenametro