À imprensa mineira - 24/02/2022
Belo Horizonte, 24 de fevereiro de 2022.
Fazemos saber à toda imprensa que os metroviários de Belo Horizonte farão neste dia 24 de fevereiro de 2022, às 18 horas na Estação Central, uma assembleia geral para debater a Audiência que ocorrerá no TRT, às 14h do mesmo dia. Votarão também pela manutenção ou não da greve, programada para iniciar-se às 00h do dia 25/02/2022.
No dia 25/02/2022, será realizado um Ato Contra a desestatização do Metrô de Belo Horizonte, que irá acontecer na Praça da Estação, às 17h, e contará com a presença de diversas entidades sindicais, sociais e parlamentares.
O SINDIMETRO-MG vem tentando de todas as formas, obter respostas sobre diversas questões relativas ao destino dos trabalhadores, inclusive com a intermediação do Tribunal Regional de Trabalho. Prazos foram estabelecidos para que estas respostas viessem por parte do governo e/ou empresa, sem sucesso, e, como vem acontecendo desde o início do processo de desestatização, o desrespeito e a grande indiferença imperam, deixando em todos os trabalhadores(as) um profundo sentimento de incerteza e insatisfação.
A greve é o último recurso de luta que a categoria metroviária gostaria de usar para se obter informações sobre como a desestatização irá afetar o destino dos trabalhadores e dos usuários do metrô, mas é uma situação limítrofe, uma vez que todos os outros canais de comunicação foram ignorados.
Se não houver respostas concretas do governo, os trabalhadores entrarão em greve e manterão a escala mínima de funcionamento no horário de 10 às 17 horas, por tempo indeterminado.
Quaisquer informações adicionais estamos à disposição.