
7° CONGRESSO METROVIÁRIO DE MINAS GERAIS CHEGA AO FIM
O 7° Congresso chegou ao fim neste domingo (19/05) com a aprovação da mudança estatutária do Sindimetro-MG e a elaboração de um calendário de lutas para o futuro
O 7° Congresso Metroviário de Minas Gerais foi um sucesso! Debates e palestras qualificadas com militantes políticos, líderes sindicais, representantes partidários e o movimento estudantil marcaram o nosso final de semana de trabalho. E, principalmente, o estudo, a leitura atenta, a discussão em conjunto e a aprovação em plenária da proposta de mudança estatutária do Sindimetro-MG.
No domingo de manhã, dia 18/05, o congresso contou com a presença e as falas de Vanessa Gaudereto, representando os mandatos do deputado federal Padre João (PT) e do deputado estadual Leleco (PT), e de André Xavier, do Bloco Esperando o Metrô. A manhã seguiu com uma palestra sobre sindicalismo no setor privado com Fernando Mendes Henrique e Rondinelli Costa Lobo, do Sindicato dos Ferroviários de Conselheiro Lafaiete.
Por fim, após a intensa discussão de sábado dos grupos de trabalho sobre as mudanças no estatuto do Sindimetro-MG, os delegados(as), representantes da categoria metroferroviária de Minas Gerais, aprovaram por unanimidade em plenária a proposta de mudança estatutária do sindicato. Encerrando, assim, com êxito os trabalhos e objetivos!
Ressaltamos que, após o congresso, o Sindimetro-MG também aprovou um calendário de lutas para o futuro bem como a aprovação de uma moção contra o projeto de suposta "federalização" apresentado pelo governo Zema, que, sob um discurso enganoso, ameaça a autonomia universitária, precariza a instituição e autoriza a venda do patrimônio público da Universidade Estadual de Minas Gerais, a renomada UEMG. Em defesa do ensino público!
Agradecemos a presença de todos e todas que compuseram o 7° Congresso Metroviário de Minas Gerais! PRIVATIZARAM O METRÔ, MAS NÃO A NOSSA LUTA: RESISTIMOS!