Assembleias por setor
O SINDIMETRO-MG está promovendo assembleias setorizadas nas diversas áreas da empresa para informar aos empregados sobre a proposta feita pelo Governo do Estado de Minas Gerais ao Governo Federal referente à estadualização do metrô de BH.
Segundo o secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Lopes, o Governo de Minas, através da Secretária de Transportes e Obras Públicas (SETOP), fez uma proposta oficial ao Governo Federal para receber a STU/BH.
A proposta "oficial" do Governo Estadual, foi lida pelo secretário que não forneceu cópia ao sindicato. Essa proposta foi entregue no dia 29 de Julho, um dia depois de uma reunião do SINDIMETRO-MG com este mesmo secretário, e é assinada pelo Secretário da SETOP, Murilo Valadares.
Na proposta, o Governo de Minas afirma que as obras e a operação do metrô será por meio de concessão - PPP. Quanto aos recursos, R$1.970 000,00 serão a titulo de investimento pelo Governo Federal e R$ 1.750 000,00 serão financiados. O Governo Estadual não tem interesse em assumir o passivo, nem os empregados, mas alguns serão aproveitados pela concessionária, porém não se sabe quais os critérios. Realizada a transição, haverá operação assistida e em seguida a transferência definitiva para a Concessionária. O Governo Estadual ainda fala do aumento escalonado das tarifas, sendo um primeiro reajuste para 2,10 e dentro de 2 anos será equiparado ao preço das passagens dos ônibus.
O SINDIMETRO chama a categoria à mobilização, porque só assim poderemos lutar contra àqueles que querem atacar os direitos da categoria metroferroviária.