AÍ ESTÁ O RESULTADO DAS PRIVATIZAÇÕES!
O SINDIMETRO-MG EXIGE PUNIÇÃO DE TODOS OS RESPONSÁVEIS
Exigimos a punição da direção da VALE, empresa multinacional desde a sua privatização no governo FHC que, em detrimento do que chamam de “desenvolvimento econômico” (leia-se garantir os lucros dos empresários nacionais e internacionais), não se preocuparam se suas decisões colocavam em risco os trabalhadores e suas famílias. É preciso também exigir dos governantes – estadual e federal – leis enérgicas, mais fiscalização e o fim dos benefícios fiscais dados à Vale. Receberam quase que de graça a estatal Vale do Rio Doce e ainda ganham ajuda do Estado para destruir o meio ambiente e as vidas da classe trabalhadora.
Já cansamos de ouvir que nossas estatais precisam ser privatizadas porque a iniciativa privada é mais competente que o Estado. Olha aí onde nos leva a “competência” da iniciativa privada: ao lucro, à ganância sem limites em detrimento de vidas humanas.
Pra garantir o lucro a qualquer custo, a VALE não pensou duas vezes tanto em reduzir as manutenções e a fiscalização, como promoveu a flexibilização das relações de trabalho. Terceirização, trabalho intermitente, falta de treinamento fez parte das medidas que VALE promoveu para garantir os seus lucros!
A classe trabalhadora e suas organizações, particularmente seus sindicatos, não podem deixar que esse CRIME CONTRA A CLASSE TRABALHADORA passe mais uma vez impune. Desde 2002 Minas Gerais vem sofrendo com queda de barragens. Até quando?
O SINDIMETRO-MG que sempre combateu as privatizações, seja na empresa que trabalhamos, a CBTU, seja em relação a todas as estatais, combaterá para que a CUT e as demais Centrais Sindicais respondam com a luta organizada da classe trabalhadora contra esse CRIME. Não combater com a luta organizada dos trabalhadores a essa tragédia anunciada, é dar o sinal aos empresários de todos os setores, que está aberto o período de acidentes de trabalho de todo tipo sem a devida punição!
PUNIÇÃO DOS RESPONSÁVEIS!
CHEGA DE PRIVATIZAÇÕES!
CHEGA DE FLEXIBILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO!
PELA REESTATIZAÇÃO DA VALE!