Casa nova para alguns, velhos problemas para outros
No dia 27/08/2023 o Clube Atlético Mineiro estreou sua casa nova, a Arena MRV, no seu primeiro jogo oficial. Diante de um estádio lotado, o Galo bateu o Santos com um placar sólido de 2 a 0, fazendo uma festa impecável de inauguração para sua torcida. Porém, para alguns atleticanos, em especial àqueles que precisaram do metrô para chegarem à festa, o clima de comemoração ficou restrito ao interior do campo.
Antigos problemas conhecidos do sistema de transporte, como a falta de iluminação dos locais de acesso, se fizeram presentes novamente, com um destaque nada especial para a estação Calafate. Relatos da Resistência Alvinegra, torcida composta principalmente por mulheres, reclamaram do trajeto entre as estações ao estádio. O clima de insegurança foi agravado pela grande defasagem de empregados operativos de segurança do metrô. Uma briga entre torcedores, inclusive, foi registrada no entorno. Sem a presença destes profissionais ou da PMMG, a ida ao estádio só é possível em bando, devido à insegurança.
Importante salientar que o metrô de BH sofre com a falta de funcionários operativos de estações há algum tempo e, após a privatização, vários empregados saíram ou foram remanejados para outras áreas da empresa.
O fato é que ocorrendo ou não a reposição desses trabalhadores, o grupo COMPORTE, empresa que anunciou uma nova era de modernidade para o metrô de BH, é responsável pela integridade dos usuários que utilizam o sistema. Se não há empregados suficientes, a PMMG deve ser provocada pela empresa, para que as condições mínimas de uso sejam garantidas, fazendo com que a próxima festa alvinegra perdure da casa do Galo, até a casa do torcedor.