Skip to main content

Assembleia dia 01/03 aprova continuidade da greve no metrô

 assembleia marcoswlimaAssembleia, 01/03/2023, Estação Central, Belo Horizonte, MG.


Na assembleia realizada neste dia 1 de março de 2023, a categoria metroviária de Belo Horizonte decidiu pela continuidade da greve até que tenha formalizado com o governo as propostas discutidas ontem em Brasília, no Palácio do Planalto.

Na carava realizada, com a manifestação em frente ao Palácio do Planalto, a presidente do SINDIMETRO/MG, Alda Lúcia dos Santos, o secretário Geral, Daniel Glória e o diretor Sérgio Leôncio foram recebidos pelos Ministros Rui Costa e Márcio Macedo, onde foram apresentadas todos os problemas da privatização do metrô de Belo Horizonte, inclusive dos vícios encontrados no edital, mas eles responderam que não teriam mais como adiar a assinatura de repasse da CBTU-MG para a empresa Comporte, ligada aos empresários do transporte rodoviário de passageiros, exceto se o Sindicato apresentasse fatos novos, o que já foi providenciado junto à assessoria jurídica do Sindicato. Em relação aos trabalhadores que serão demitidos, o Sindicato solicitou a revogação da Portaria 206, no seu inciso que não permitia a transferência de trabalhadores para outras unidades da empresa no Brasil, no que ficaram de analisar e pediram para o Sindicato fazer uma proposta detalhada de cada trabalhador sobre o desejo de serem transferidos para outra unidade da CBTU ou para outra empresa pública federal dentro da grande BH, com a opção também de entrarem em um Programa de Demissão Voluntária (PDV), principalmente para os aposentados, e ainda, a possibilidade de aumentar o tempo de estabilidade dentro da própria empresa que assumirá o metrô em Belo Horizonte. Tudo isso foi negociado, mas sem que fosse feito um documento formal. 

O sindicato está disponibilizando um requerimento para os trabalhadores preencherem e enviarem para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até às 15h do dia 2 de março de 2023, para o Sindicato enviar aos ministros até este mesmo dia às 17h. As funcionárias do Sindicato estão recebendo os e-mails e montando a planilha a ser enviada. Os diretores da entidade pedem que os trabalhadores não liguem para saber se a mensagem chegou, pois isso atrasa os trabalhos internos que são intensos. (Clique aqui e baixe o modelo de requerimento). Escolha apenas uma opção nas alternativas.

Hoje, na assembleia, a diretoria do Sindicato e os trabalhadores lamentaram que tenham sido obrigados a fazer esta greve que prejudica a população, e que será mais prejudicada ainda com a privatização, como única saída encontrada para a categoria ser ouvida. A responsabilidade da continuidade da greve é do governo anterior e deste também que já poderia ter ouvido a categoria sobre as propostas que solucionem o problema dos seus empregos.

brasilia1mwlCategoria metroviária de Belo Horizonte, em Brasília, dia 28/02/2023


brasilia2mwlCategoria metroviária de Belo Horizonte, em Brasília, dia 28/02/2023

 

 

Busque no nosso site


NOTÍCIAS SINDIMETRO-MG

MOÇÃO DE APOIO À COMUNIDADE DA UEMG CONTRA O PROJETO DE FALSA “FEDERALIZAÇÃO” DA UNIVERSIDADE

O governador Romeu Zema (Novo) quer entregar o imóvel e a gestão da Universidade Estadual de Mina...

7° CONGRESSO METROVIÁRIO DE MINAS GERAIS CHEGA AO FIM

O 7° Congresso chegou ao fim neste domingo (19/05) com a aprovação da mudança estatutária do Sind...

ABERTURA DO 7° CONGRESSO METROVIÁRIO DE MINAS GERAIS

Está aberto o 7° Congresso Metroviário de Minas Gerais! Nesta sexta-feira à noite, dia 16/05, na ...

7° CONGRESSO METROVIÁRIO DE MINAS GERAIS – DATAS E INFORMAÇÕES!

O nosso 7° Congresso Metroviário de Minas Gerais está chegando! O congresso irá ocorrer nos dias ...

ACORDO COLETIVO 2025/2026

ACT 25/26 - Em carta enviada no dia 7 de maio de 2025, a empresa Metrô BH comunica que aceita a s...

7° CONGRESSO METROVIÁRIO DE MINAS GERAIS

O congresso irá ocorrer nos dias 16, 17 e 18 de maio e prevê uma mudança estatutária do Sindimetr...

AUMENTO NA TARIFA DO METRÔ DO RIO DE JANEIRO

No último sábado (12), a passagem do metrô do Rio de Janeiro subiu de R$7,50 para R$7,90. Privati...

INSCRIÇÃO PARA DELEGADOS(AS) DO 7° CONGRESSO METROFERROVIÁRIO DE MINAS GERAIS

O Congresso tem como objetivo - além de debater a conjuntura política do país e a atual realidade...

Contato pelo WhatsApp