Esclarecimento sobre a campanha salarial 2018
Em função da decisão da ASSEMBLEIA GERAL dos trabalhadores da STU/BH de não aceitar a Pauta de Reivindicações aprovada pelos Sindicatos da base da CBTU, cujo principal motivo foi o não acolhimento do reajuste escalonado proposto pela categoria, o SINDIMETRO-MG entregará em separado a sua Pauta de Reivindicações para a empresa.
A razão desse acontecimento, deve-se a defasagem salarial existente entre os trabalhadores recém-admitidos na STU/BH, o que torna bastante justa a reivindicação desses trabalhadores de obter um reajuste diferenciado, sem que isso signifique prejudicar os demais trabalhadores.
Entretanto, ainda que entregando a Pauta de Reivindicações em separado, o SINDIMETRO-MG considera possível e necessário caminhar juntos com os demais sindicatos da base da CBTU. Em primeiro lugar por que sabemos da importância de manter a unidade dos trabalhadores para vencer a intenção já anunciada da empresa de retirar direitos, com base na reforma Trabalhista recentemente aprovada. Em segundo lugar, por que as diferenças entre as Pautas de Reivindicações se referem a poucas cláusulas que, no nosso entender, não impedem a ação comum dos Sindicatos na defesa do ACT 2018-2019.
Portanto, de nossa parte, caminharemos juntos com todos os Sindicatos da base da CBTU para impedir que o próximo ACT represente um passo atrás nas conquistas que obtivemos nas últimas décadas!
Os metroferroviários unidos não serão vencidos!