
GLAUBER FICA!
Decisão da Comissão de Ética pela cassação do mandato de Glauber é perseguição política e antidemocrática!
Um dos Deputados Federais mais combativos contra a extrema-direita e em favor das pautas progressistas, Glauber Braga (Psol-RJ), teve o pedido de cassação do mandato aprovado no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (09/04).
Glauber Braga pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso o pedido seja rejeitado, a votação para cassação segue para o plenário da Câmara – necessário, no mínimo, 257 votos para ser aprovado.
O deputado é acusado de ter agredido um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro, em abril do ano passado. No entanto, o deputado também sofreu uma agressão moral ao ter a honra de sua mãe ofendida pelo integrante do MBL.
A pena de cassação é desproporcional ao acontecido e interessa sobretudo ao setor da extrema-direita e à direita parlamentar, uma vez que Glauber é um dos políticos mais combativos da Câmara dos Deputados. Este mesmo setor, que tem interesse em punir o deputado do Psol, votou pela absolvição de Chiquinho Brasão – mandante do assassinato de Marielle Franco – e Carla Zambelli – após ter perseguido um cidadão, negro, da oposição, com uma arma de fogo.
A extrema-direita, na realidade, não preza pela ética no âmbito político. São inúmeros os casos em que o setor faltou com decoro e, de forma grave, atacou políticos opositores com ofensas sórdidas. Basta lembrar que, na votação do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, Jair Bolsonaro, então deputado federal, homenageou, em sua fala covarde, o torturador coronel Ustra. Uma evidente intimidação direcionada à Dilma, que durante a ditadura militar foi presa e torturada. O ocorrido passou impune pela Comissão de Ética.
O que está em andamento, portanto, é um conflito de interesse político que visa a perseguição de um parlamentar de esquerda - de forma antidemocrática ao desrespeitar o voto dos milhares de eleitores do deputado Glauber Braga.
O Sindimetro-MG se solidariza com o Deputado Federal e ecoamos: GLAUBER BRAGA FICA!