Skip to main content

Nos trilhos da cultura


“A chegada do trem na estação”, 1895, é um filme francês realizado pelos irmãos Lumière - pioneiros para a invenção do cinema.

Considerado por muitos historiadores como a primeira exibição para o público. O filme é gravado com câmera estática enquadrando, em perspectiva, a chegada da locomotiva e os passageiros que esperam. O trem, durante a imagem em movimento, começa, no fundo do quadro, pequeno e, na medida que se aproxima, torna-se maior - preenchendo a tela.

Reza a lenda que os espectadores - que não estavam preparados para a inovação da mediação da realidade por meio do cinema - se abaixaram, outros gritaram e fugiram da sala quando o trem se aproximava na direção da tela - como se a locomotiva fosse sair do quadro.

É muito significativo que estas duas invenções, cinema e o transporte metroferroviário, tenham se unido em um filme documental.

Desde o surgimento na Europa, século XIX, também próximo da invenção do cinema, as locomotivas eram movidas a vapor - como sabemos, a tecnologia do transporte se aperfeiçoou.

Essa inovação no transporte modificou a relação de ir e vir nas sociedades. Atualmente, o transporte metroferroviário adquiriu proporções fundamentais e indissociáveis para a organização das relações sociais e mobilidades de todo gênero - como o transporte de pessoas ou de matérias-primas.

Negligenciar o serviço operacional do transporte é ir na contramão do direito ao transporte de qualidade. É necessário se posicionar contrariamente às ações que precarizam o serviço e as condições de trabalho dos(as) metroferroviários(as) - ocasionados, em sua maioria, a partir da lógica do lucro das empresas que detém o serviço.

Mobilidade é um direito histórico e primordial para que o cidadão realize sua trajetória, tanto o deslocamento em si quanto para realizar os objetivos de vida que dependem substancialmente do serviço metroviário.

Mobilidade é um direito histórico, não mercadoria!

?DICA CULTURAL: Em Belo Horizonte, localizada no Palácio das Artes, Av. Afonso Pena - 1537, existe uma sala de cinema gratuita com excelentes curadorias de filmes: a sala Humberto Mauro. Confiram!

 

Busque no nosso site


NOTÍCIAS SINDIMETRO-MG

DIA NACIONAL DE ZUMBI E DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, foi decretado feriado nacional em...

O SEQUESTRO DO TEMPO

MetrôBH planeja implantar jornadas exaustivas de trabalho que roubam o tempo e a qualidade de vid...

BRASÍLIA: REUNIÃO COM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

Seguindo a agenda em Brasília, o Sindimetro-MG esteve reunido nesta última quarta-feira (6) no Mi...

BRASÍLIA: REUNIÃO COM A SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA

Na manhã de hoje, quinta-feira (7), o Sindimetro-MG esteve reunido na Secretaria Geral da Presidê...

PROMESSA DE ZEMA É FURADA E ENGRAVATADOS DA METRÔBH COMEMORAM DEMISSÕES

A empresa privada divulga a redução drástica no número de funcionários do metrô de Belo Horizonte...

DIA DA DEMOCRACIA

Após 39 anos do fim da ditadura militar no Brasil, o país, assim como todo o mundo, ainda se vê a...

EDITAL DO 7° CONGRESSO DO SINDIMETRO-MG

O congresso ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, e no dia 29 de outubro será feita uma assemble...

VEM AÍ O CONGRESSO DO SINDIMETRO-MG!

O congresso ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, edital será lançado dia 21 de outubro. Lutamo...

Contato pelo WhatsApp