Notícias da Reunião em Brasília
A audiência de mediação ocorreu em Brasília na data de hoje, 16/3/23, no Ministério Público do Trabalho (MPT). Os Órgãos do governo federal (Ministério das Cidades e Casa Civil) não levaram nenhuma proposta e disseram estarem ali presentes para ouvir.
Segue o adiamento da assinatura do contrato, devido a pendências junto ao BNDES. Dessa forma, a mediação foi suspensa e o MPT irá aguardar até o dia 24/03/23, para a manifestação dos órgãos do governo federal com relação ao adiamento ou apresentação de proposta para os empregados.
Outro fruto da audiência de mediação foi a notícia de fato sobre a Comporte estar circulando na empresa, fazendo reuniões, alterando a estrutura gerencial das áreas e convidando alguns membros da categoria para trabalharem com eles. Também se investigada a denúncia de assédio moral e gestão irregular indireta da CBTU-MG.
Dessa forma, seguiremos mobilizados no aguardo de propostas em contato com o governo federal. Sabe-se que a Casa Civil tem interesse na assinatura do contrato de concessão da CBTU-MG quanto antes, porém, o SINDIMETRO-MG continuará cobrando do governo que se espere até que a situação dos trabalhadores e trabalhadoras seja resolvida.
Apesar dos esforços de mediação, a reunião não resultou em nenhum documento estabelecendo novo prazo para a assinatura da concessão.
Assembleia, amanhã, dia 17/3, às 17h, na Estação Central.