Sindimetro-MG em Brasília
Os diretores do sindicato dos metroviários decidiram que farão visitas constantes em Brasília, para acompanharem de perto ações e aproximarem de deputados e assessores de ministros para conseguirem maior agilidade para a reintegração dos trabalhadores à esfera pública. Com essa deliberação, os companheiros Almir Duarte, Camila Cristeli, Davi Policarpo e Denise Beirão viajaram para a Capital Federal, no período de 19 e 21 de setembro.
Samarah, Padre João
Maratona dos companheiros
Com agenda marcada com o Deputado Padre João, que solicitou a audiência em favor dos metroviários, os dirigentes foram à Câmara e obtiveram algumas respostas sobre o andamento da formação do Grupo de Trabalho - GT, que visa o retorno ao emprego público. Antes, porém, visitaram o gabinete de Patrus Ananias – PT/MG e pediram a ajuda do deputado para a causa dos trabalhadores do metrô de Minas Gerais. No gabinete do Padre João - PT/MG, eles foram recebidos pela Secretária Parlamentar, Samarah Lopes, que entregou o encaminhamento da solicitação resultante da audiência pública, a qual pede um parecer do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais. Ao término da reunião foram agradecer a Deputada Luizianne Lins – PT/CE, Presidente da Comissão de Direitos Humanos, onde foi acatada a solicitação do Padre João. A Secretária Parlamentar, Marinete Moreira, os acolheu com dicas de como deveriam agir para acelerar a tramitação e o relatório do PL1189/23, outra ação que acontece na Câmara. A PL é de autoria do Deputado Túlio Gadelha – Rede/PE e pede a reintegração aos quadros federais dos trabalhadores da Eletrobrás, que, como os metroviários de BH, perderam os empregos públicos. Como relator da Comissão de Administração e Serviço Público- CASP, o Deputado Rogério Correia apresentou uma emenda incluindo os empregados da CBTU-MG. A sugestão de Marinete foi de procurarem componentes das próximas comissões parlamentares do PL e pedirem ao membro, da nossa preferência, para ser relator do projeto na comissão. O PL 1189/23 irá para a Comissão de Finanças e Tributação - CFT, que é presidida pelo deputado do PT de Minas, Paulo Guedes, o que fez os diretores se dirigirem para seu gabinete na busca do nome ideal para ser o relator. Receberam a informação de que Joseildo Ramos – PT/BA é membro da CFT. O deputado baiano já conhece a causa dos metroviários de BH e foi o nome sugerido por Almir. Seguiram para tentar encontrá-lo e fizeram a solicitação para sua assessora. Finalmente, o dia foi encerrado com a visita ao gabinete de Rogério Correia.
Marilene, Luizianne Lins
Mais um dia de luta
Os diretores foram ao escritório de Advocacia Garcez, no dia 20/9, pedirem quais são e o andamento das ações do Sindimetro-MG. Depois da reunião se dirigiram à Câmara em posse da lista dos nomes dos membros da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania- CCJC e foram novamente ao gabinete do Deputado Patrus Ananias solicitá-lo para ser o relator da PL na CCJC. Os dirigentes foram até os responsáveis pelo acompanhamento e trâmites de ações do PT e se informaram melhor de como agirem em favor da categoria. Às 16h30 se encaminharam para a comissão que tratava sobre o rompimento de barragens, onde se encontraram com deputados mineiros envolvidos com a causa dos trabalhadores do metrô de BH: Rogério Correia, Padre João e Patrus Ananias. Ainda foi agendada reunião no Ministério do Trabalho com Lene Teixeira, Chefe de Gabinete e com Thiago de Aquino Lima, coordenador- geral de infraestrutura, para tratarmos do andamento do pedido do Padre João. Eles parabenizaram o Sindimetro pela iniciativa de levar seus diretores para o acompanhamento e cobrança direta em Brasília e pelas providências tomadas pelos companheiros que estavam presentes na reunião. O sacrifício parece ter valido a pena.
Gabinete Paulo Guedes
Gabinete Joseildo
Gabinete Rogério Correia
Gabinete Patrus