Terceiro Encontro de Mulheres da América Latina e do Caribe
Nos dias 21, 22 e 23/7/23, realizou-se em Brasília o 3º Encuentro de Mujeres de América Latina y El Caribe, que teve participação de 11 países e uma ampla diversidade, que incluiu indígenas, quilombolas, trabalhadoras, desempregadas, trans, de variadas faixas etárias e com deficiências. O Encontro aconteceu na Universidade Federal de Brasília (UNB).
A abertura aconteceu no dia 21/7, sexta-feira, com uma marcha atrás de um carro de som, na esplanada dos ministérios, repleta de bandeiras e cores, obedecendo às determinações da polícia local, com palavras de ordem e depoimentos de várias camaradas dos países participantes e de representantes classistas, sindicais, políticos, como Leonardo Péricles da Unidade Popular (UP) e representante do Ministério das Mulheres e dos Povos Indígenas.
Ao retornarmos à UNB, foi aberto oficialmente o Encontro com presenças como a Reitora da UNB, Márcia Abrahão Moura, a Deputada Federal por Brasília, Érica Kokai, representante da Auditoria Cidadã, Maria Lúcia Fattorelli, representante da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco e representantes dos países presentes no Encontro de Mulheres.
Grupos foram organizados em salas distintas para debaterem assuntos referentes a dezesseis temas que afetam diretamente às mulheres latino-americanas e caribenhas:
1. Mulheres e diversidade
2. Mulheres jovens
3. Experiências de luta, organização e participação política das mulheres
4. Análise dos movimentos de mulheres na América Latina e Caribe
5. Mulheres e trabalho
6. Saúde integrada das mulheres
7. Violência contra as mulheres
8. Mulheres, educação, ciência e tecnologia
9. Mulheres e meios de comunicação
10. Mulheres em defesa da natureza e dos territórios contra a exploração de recursos naturais e a depredação ambiental
11. Mulheres campesinas
12. Mulheres negras
13. Mulheres de povos originários/indígenas
14. Mulheres e a luta anti-imperialista na defesa da soberania e autonomia dos povos e contra guerras e intervenções imperialistas
15. Mulheres e migração na América Latina e Caribe
16. Mulheres, economia e desenvolvimento de cidades e territórios comunitários - Mulheres e diversidade
Depois dos levantamentos das semelhanças e diferenças entre os países e de proposição de trabalhos para que as mulheres possam ter contatos e criarem projetos juntas, foram apresentados os resultados, no último dia do Encontro, e lida a Declaração final do 3º Encuentro de Mujeres de América.
O próximo encontro será realizado em 2026, na Argentina.