
VEM AÍ O CONGRESSO DO SINDIMETRO-MG!
O congresso ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, edital será lançado dia 21 de outubro.
Lutamos bravamente contra a privatização da CBTU! Entre as diversas ações, realizamos uma greve de 42 dias! Não se tem registro de nenhuma empresa metroviária do mundo que tenha feito uma greve tão longa e potente como a nossa.
Por falta de interesse político, os metroviários e a população de Belo Horizonte e Região Metropolitana foram abandonados. Passados 18 meses da privatização, o que notamos é a sobrecarga de trabalho, aumento do assédio moral e a tentativa de retirada de direitos dos trabalhadores. Para a população: o serviço tem sido precarizado. Consequência da redução do quadro de empregados, sendo impossível manter a qualidade - que antes era o habitual do sistema metroviário da nossa cidade.
Tivemos uma mudança significativa da nossa categoria com a chegada dos novos trabalhadores - que hoje ocupam vagas de empregados da CBTU que saíram no PDV, demissões consensuais ou foram demitidos em massa.
Para a diretoria do SINDIMETRO-MG não há distinção entre os que o vieram da CBTU e os que foram contratados pela empresa. SOMOS TODOS METROVIÁRIOS, e devemos nos orgulhar da nossa profissão. Nosso serviço garante que dezenas de milhares de pessoas se desloquem pela cidade diariamente.
Com o objetivo de ajustar o sindicato ao novo perfil da categoria, faremos um congresso estatutário dias 23 e 24 de novembro. Esse é apenas o primeiro comunicado oficial da entidade aos trabalhadores. No dia 21 de outubro será lançado o edital e no dia 29 de outubro será feita uma assembleia para definir a comissão organizadora do congresso, que contará com diretores do sindicato e representantes da categoria.
A comissão, em até dez dias antes da realização do congresso, fará a eleição dos delegados que participarão do evento. A eleição será em assembleia. Tanto a data da assembleia como os critérios de eleição dos delegados serão definidos pela própria comissão.
Segundo o estatuto do sindicato, para ser membro da comissão organizadora o trabalhador deve ter pelo menos um ano (01) de sindicalização e para ser eleito delegado seis (06) meses. Quem não cumprir com esses critérios poderá, no entanto, participar como ouvinte. Reiteramos, as decisões finais serão tomadas pela comissão organizadora.
Todos os passos e decisões tomadas serão amplamente divulgados no site e nas redes sociais do SINDIMETRO-MG. Caso haja qualquer dúvida, pode-se procurar qualquer diretor da entidade ou entrar em contato pelo e-mail:
O SINDIMETRO-MG reafirma seu compromisso com a transparência e o princípio da defesa dos interesses coletivos da categoria. Convidamos todos e todas a participarem desse momento tão importante da nossa história.