BRASÍLIA: REUNIÃO COM A SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA
Na manhã de hoje, quinta-feira (7), o Sindimetro-MG esteve reunido na Secretaria Geral da Presidência (SGP) com o Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais, Renê Rojo, e também com o Babu, responsável pela relação entre os movimentos sociais e sindicais junto À SGP.
Na reunião, foi debatido a pauta da reintegração dos empregados à CBTU e de que forma esses trabalhadores podem retornar ao emprego público. O sindicato relatou também a ação coletiva, em trâmite na Justiça do Trabalho, a qual aguardamos a sentença, que reivindica a reintegração dos funcionários. Foi explicitado as duas vitórias individuais dos companheiros Leonardo Ferreira e Silvano Cordeiro – que retornaram à CBTU recentemente, nas cidades de Natal-RN e Maceió-AL.
O sindicato questionou a falta de resposta do Governo Federal quanto a formação do grupo de trabalho especial do Ministério do Público do Trabalho (MPT), feito em 2023, que visava solucionar o impasse da manutenção do emprego público diante da privatização da CBTU-MG.
Foi explicitado também as denúncias que o sindicato fez à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego-MG quanto a conduta de precarização das condições de trabalho e ataques aos direitos trabalhistas, promovidas pela empresa privada MetrôBH, contra a categoria metroferroviária. O sindicato ainda não obteve resposta quanto a fiscalização.
É necessário, cobrou o sindicato na reunião, um retorno do MTE sobre tudo que foi apurado na fiscalização. Por fim, foi citado a continuação das demissões em massa e arbitrárias. Também foi mencionado o PL 1.189 – que tramita em caráter conclusivo na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
A diretoria do sindicato avalia a reunião como positiva e reitera a urgência de uma resposta concreta por parte do Governo Federal sobre todas as questões mencionadas!