BRASÍLIA: REUNIÃO COM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
Seguindo a agenda em Brasília, o Sindimetro-MG esteve reunido nesta última quarta-feira (6) no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O sindicato expôs a grave situação em que a categoria se encontra e reforçou a importância da reintegração à CBTU dos metroferroviários de Minas Gerais.
Estiveram reunidos com o Dr. Ronaldo Barros, representante do MTE; bem como os advogados do escritório Garcez, Dr. Diego, Dr. Éder e Dr. Ângelo; pelo Sindmetro-RS, Ronas Filho e Jorge – que lutam pela retirada da Trensurb do Plano Nacional de Desestatização (PND) e expuseram as condições de trabalho após as enchentes de maio que acometeram o Sul do país, discutido também na presente reunião.
Foi debatido a possibilidade do Acordo Coletivo Especial que visam resguardar a estabilidade do emprego. Sobre a reintegração, o sindicato explanou as vitórias de dois companheiros ao emprego público, e sondou uma possível negociação com o Governo Federal para reintegração em vias administrativas.
O sindicato cobrou o MTE para uma posição sobre o relatório da auditoria fiscal do trabalho que levantou mais de cem (100) atos infracionais por parte da MetrôBH. O MTE se comprometeu em averiguar a conclusão do relatório feito pelo Superintendência Regional do Trabalho e Emprego para encaminhar uma resposta ao sindicato e à categoria.
O Sindimetro-MG enxerga como positiva a reunião e a aproximação com o MTE. O sindicato irá continuar os diálogos com a pasta para garantir não somente a reintegração da categoria, mas também garantir que a MetrôBH tenha uma conduta digna com os empregados.
Os diretores presentes do Sindimetro-MG foram: Alda Lúcia, Daniel Glória, Almir Duarte, Pedro Vieira, Davi Policarpo e Edvilson Mesquita.