
Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2020
Foi homologado o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/20120. Depois de uma longa batalha, muitas reuniões e muita pressão por parte do governo chegamos ao fim da nossa campanha salarial de 2018. O saldo não foi dos melhores para os trabalhadores já que cláusulas foram cortadas do nosso ACT e nem obtivemos a recomposição das perdas salariais. Infelizmente esse é o quadro generalizado de todas as campanhas salariais.
A categoria, em Belo Horizonte, resistiu de todas as formas possíveis, começando por não assinar o Acordo junto com os demais sindicatos. Porém o fato de caminharmos sozinhos prejudicou bastante a nossa luta.
Agora, olhando pra frente, nosso dever é reorganizar a luta nacionalmente para tentar recuperar as perdas e ainda resistir à privatização da empresa e à ameaça aos nossos empregos.
Os reajustes salariais serão aplicados já para recebimento na folha de novembro, para pagamento em dezembro. Verbas retroativas e o abono salarial de $350 serão pagos em três parcelas, a partir de janeiro de 2020.