CAMPANHA SALARIAL 2020-21
No dia 11 de fevereiro, em Belo Horizonte, os metroviários realizaram a assembleia de aprovação da pré-pauta de reivindicação. A pré-pauta deste ano foi elaborada em conjunto com todos os Sindicatos que compõe a base da CBTU. A intensão é fazer uma campanha unificada para facilitar a conquista dos nossos objetivos.
Foi aprovado reivindicar o reajuste escalonado, ou seja um aumento nominal para todos os trabalhadores. Esse valor ainda será estabelecido pelos Sindicatos que compõe a base da CBTU. O reajuste escalonado significa tomar as perdas que a categoria teve durante o último período, totalizar o valor que a empresa teria em gastos totais e dividir pelo número de trabalhadores da CBTU, o que daria um valor nominal igual para todos, independendentemente do nível salarial que o empregado esteja na tabela. Aqueles que estivessem na parte de baixo da tabela teriam, em termos percentuais, um reajuste maior.
Esta campanha salarial é crucial para os metroviários e para os trabalhadores brasileiros, pois, o que vemos é um verdadeiro vale-tudo para entregar todo o patrimônio nacional, privatizar todas as estatais, e, antes disso, retirar todos os direitos dos trabalhadores para não gerar passivos trabalhistas para os capitalistas que as comprarem.
Se, no Acordo Coletivo atual, a retirada de duas cláusulas motivou indignação, imaginem quando os concursados forem demitidos e novos entrarem no regime da Carteira Verde e Amarela com rebaixamento de todos os direitos, ou então, os nossos salários serem reduzidos em 25% com a “PEC Emergencial” de Paulo Guedes.
Precisamos inverter a correlação de forças, mas não é só, temos que nos unir com os demais trabalhadores do Brasil que estão construindo a resistência contra os ataques, os petroleiros, os moedeiros e a educação saíram na frente, os trabalhadores dos Correios também vão iniciar uma greve nacional contra a retirada de direitos e contra a privatização da empresa. Vamos todos defender nossos empregos, nossos salários e nossas empresas nacionais.