CARTA DO SINDIMETRO-MG
Caros companheiros e companheiras, que aderiram ao PDV e à demissão consensual.
O nosso trabalho e empenho por um metrô de qualidade e com tarifa social não se encerra, mesmo que os caminhos indesejados após a privatização venham ocorrendo, em especial a este Plano de Demissão Voluntária (PDV), com uma carta patética da empresa agradecendo aos “colaboradores” que aderiram ao PDV.
Jamais fomos “colaboradores”, mas funcionários concursados responsáveis e dedicados para a mobilidade urbana. Infelizmente muitos dos nossos sonhos foram ceifados de uma forma desumana, que tirou nossos direitos e priorizou o lucro. O Sindimetro-MG empenhou muitos esforços na organização da luta contra a privatização e em seguida organizou ações junto ao governo e demais autoridades para manter o emprego e nossos direitos conquistados ao longo de décadas.
Sabemos que muitos companheiros sofreram com os desmandos da nova empresa como mudanças de escala de trabalho, cortes indevidos nos salários, o que levou a adoecimentos, distúrbios mentais e até tentativas de suicídio.
Na contramão do comunicado da MetrôBH, que se coloca como uma empresa justa, deturpando a realidade, o sindicato permanece de portas abertas para esclarecimentos, à disposição de toda a categoria e continua unido na luta pela classe trabalhadora. Desta forma compreendemos as decisões tomadas, agradecemos pelo convívio e avisamos que a luta continua.