Hoje, dia 30 de setembro, é o dia do ferroviário
Nos dias atuais, em que o culto ao automóvel é uma realidade, o transporte coletivo, principalmente o metroferroviário, tornou-se essencial para uma mobilidade de qualidade e com menor impacto ambiental.
A região metropolitana de Belo Horizonte tem mais de 6 milhões de habitantes e temos um trânsito caótico já conhecido de todos, o melhor meio de locomoção para a população, em termos de segurança e sem engarrafamentos, é o metrô. Alguns trabalhadores usam esse meio de transporte todos os dias, alguns o usam esporadicamente, mas são cerca de 178.000 passageiros por dia e quase 60 milhões de passageiros por ano. Isso não é qualquer coisa.
Os trabalhadores metroferroviários são concursados e se preparam antes e depois para exercerem suas funções, por isso que o metrô além de ser um meio seguro e rápido de transporte conta com empregados altamente capacitados e comprometidos com a qualidade nos serviços prestados.
Apesar disso, os metroferroviários têm todos os anos que lutar para defender seus direitos contra a ação predatória de governos e direções da empresa que insistem em retirá-los. Foram várias lutas travadas nestes últimos 30 anos com paralisações e greves sob a ameaça patronal e da Justiça com multas pesadas sobre o Sindicato.
Hoje estamos diante de uma triste realidade, o governo quer privatizar o metrô de Belo Horizonte. Para fazer isso vai fazer investimentos bilionários para torná-lo atrativo à iniciativa privada. Será uma péssima medida para a população e para os metroferroviários. Os últimos aumentos nos preços das passagens não foram por acaso. A empresa privada tem como principal objetivo, o lucro.
Apesar desse senário adverso, temos que comemorar este dia, pelas nossas lutas e pelo trabalho honesto e competente que sempre realizamos. Mas os desafios agora colocados são gigantescos. Impedir a privatização da empresa é um desafio para a nossa categoria, um patrimônio que construímos juntos. O metrô não é só o maquinário e os trilhos, são centenas de homens e mulheres que se dedicam cotidianamente para mantê-lo eficiente para a mobilidade do povo da Grande BH.
Sigamos firmes na luta contra a privatização e em defesa dos nossos direitos!
Viva o dia do Ferroviário!