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QUEM GANHA E QUEM PERDE COM A PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ DE BH?

Os metroferroviários da CBTU através do SINDIMETRO-MG sempre lutaram por um metrô que atenda melhor a população de Belo Horizonte e Região Metropolitana, e com uma tarifa social que caiba no bolso de todos aqueles que precisam utilizá-lo. Para isso é necessário que haja investimentos na modernização da linha que já existe e nas novas linhas que precisam ser construídas. Dinheiro tem! Tanto é verdade que o governo federal já anunciou uma verba no valor de R$ 2,8 bilhões, e o governo estadual R$ 400 milhões, para tornar possível a privatização do metrô. Isso quer dizer que dinheiro para entregar o metrô para as empresas privadas tem, para as obras de melhoria e expansão do metrô, mantendo como empresa pública, aí não tem. E o pior é que esse dinheiro é seu, é nosso, é do povo. Mas está sendo destinado pelo governo federal e estadual para os já cheios bolsos daqueles que enriqueceram ainda mais na pandemia. Você concorda com isso?
O SINDIMETRO-MG junto com sua categoria, sindicatos de outras categorias, movimentos sociais e estudantis, está travando uma luta incansável para que o metrô não seja privatizado. Mas para termos alguma chance de vitória, precisamos do apoio de toda população. Por isso estamos chamando você a se juntar a nós nessa luta!

POR QUE ESTAMOS EM GREVE?
 
Você não concorda que a passagem do metrô vá pra 7 reaisNossa greve, porém, é pela preservaçãoNossa greve, porém, é pela preservaçãodos nossos empregos, que estão sendoameaçados pelo governo federal. Ogoverno federal tem publicado decisõesatravés de decretos, portarias eresoluções que possibilitam a demissãode todos os que hoje trabalham no metrôde BH. Além disso, se recusa abrir umcanal de diálogo com o sindicato paranegociar o destino desses trabalhadorese t r a b a l h a d o r a s . S a b e m o s d o stranstornos que a nossa greve causa atoda população, e por isso pedimosdesculpas e compreensão. Isso porquede fato não queríamos estar em greve.Mas o que está em jogo é o sustento demais de 1.600 famílias de todos nóstrabalhadores(as) o metrô. E bastaapenas um gesto de boa vontade dogoverno em abrir um canal de diálogocom o sindicato, para que encerremos anossa greve imediatamente.
 
A POPULAÇÃO SERÁ A PRINCIPAL ATINGIDA?

A passagem do metrô que até maio de 2019 custava R$A passagem do metrô que até maio de 2019 custava R$1,80, hoje custa R$ 4,50. Os aumentos só aconteceramporque os governos querem privatizar a empresa, e paraisso precisam aumentar o custo para a população paraque haja maior lucro após a venda.A CBTU-BH antes dos "reajustes tarifários",transportava em média 220 mil passageiros por dia.Após os sucessivos aumentos da tarifa esse númerocaiu para 80 mil passageiros por dia, ou seja, apassagem cara afasta a população do metrô, em especial  os  estudantes, desempregados etrabalhadores informais.Os trabalhadores do metrô também perdem, já quenesse processo a demissão é uma possibilidade. Aotodo 1.600 empregados estão com seus empregos ameaçados.
 
QUEM GANHA COM A PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ?
 
O principal beneficiado será quem comprarO principal beneficiado será quem compraro metrô, já que para garantir o lucro, osgovernos estadual e federal terão quecontinuar subsidiando o sistema, a fim degarantir o lucro da empresa concessionária.Ou seja, mesmo após a privatização haveráa necessidade de dinheiro público serinvestido.Governantes também pretendem ganharfazendo dessa campanha nefasta de vendado metrô, um palanque eleitoral para 2022.Pretendem vender barato e manter osubsídio no metrô, para beneficiar gruposde empresários ligados a seus interesses. Por causa de todos estes fatores, quenós Metroviários de MG, gostaríamos decontar com a compreensão dos nossosusuários. Também convidamos toda apopulação a participar da nossa luta,somando esforços pela retomada eexpansão do nosso metrô público dequalidade, e com tarifas de carátersocial.
 
 

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