Skip to main content

Em audiência pública, metroviários rejeitam aumento da tarifa e privatização da CBTU

a1076cd6 a6df 4e72 a961 2e98214fe607
 
Metroviários de Belo Horizonte, Recife e do Distrito Federal estiveram presentes nesta quarta-feira, 26, em uma audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, convocada pelo Deputado Federal Rogério Correia (PT-MG) que pretendia discutir os reajustes de tarifas de metrôs e trens urbanos operados pela da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) .

O aumento da tarifa foi amplamente rejeitado pela categoria, que denunciou a privatização da CBTU e também da Trensurb, que administra o metrô de Porto Alegre. Diversas intervenções enfatizaram que o transporte é um direito social e não pode ser tratado como mercadoria, e por isso deve  ser mantido público e estatal.

Para o presidente do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, Romeu José Machado Neto, o aumento da tarifa é impraticável, pois exclui quem mais precisa e torna o transporte inacessível para muitos trabalhadores e estudantes. Ele acredita que o aumento é para tornar a CBTU mais atrativa para iniciativa privada, e só tem objetivo, a privatização. “O que comprova isso é que poucos dias após o aumento da tarifa, a CBTU e a Trensurb foram colocadas para privatização, com data do leilão marcada”, disse.

Romeu ainda explicou que o Brasil está na contramão do resto do mundo, que a política privatista do sistema metroferroviário já foi revertida em diversos países, como a  Inglaterra, que reestatizou o metrô após o fracasso da privatização.

Em Recife os metroviários também rejeitam o aumento da tarifa, e as dificuldades enfrentadas pela categoria e pela população foram relatadas por Luis Soares de Oliveira, vice-presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco. “O metrô de Recife se encontra sucateado, transportando muito mais passageiros do que comporta. Falta investimento, houve corte de 30% na verba de custeio, redução de 63 para 45 postos de segurança, além da demissão de diversos trabalhadores”, disse.

A privatização, o aumento da tarifa, e a precarização do trabalho não atingem apenas a CBTU, e Alda Lúcia Fernandes dos Santos, diretora da Fenametro e metroviária de Minas Gerais, reforçou que a luta é em defesa de todos sistemas metroferroviários, não apenas da CBTU e da Trensurb, como também do metrô de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal. “A Fenametro quer que essa Casa revogue o aumento, que faça com que CBTU e Trensurb retornem a tarifa social. Dizemos não a esse aumento, e sim ao investimento, a mais estações”, afirmou. 

Alda ainda reafirmou o compromisso da Federação com a luta da categoria, e a defesa de um Metrô público, estatal e sem aumento de tarifa. 

d75cba98 d825 49c4 8e18 1a9a71bd6eec

fcb2559a 0bd5 426d 9cab db279406d9e4

WhatsApp Image 2019 06 26 at 14.43.05

WhatsApp Image 2019 06 26 at 15.33.09 1

WhatsApp Image 2019 06 26 at 15.59.26

Busque no nosso site


NOTÍCIAS SINDIMETRO-MG

DIA NACIONAL DE ZUMBI E DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, foi decretado feriado nacional em...

O SEQUESTRO DO TEMPO

MetrôBH planeja implantar jornadas exaustivas de trabalho que roubam o tempo e a qualidade de vid...

BRASÍLIA: REUNIÃO COM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

Seguindo a agenda em Brasília, o Sindimetro-MG esteve reunido nesta última quarta-feira (6) no Mi...

BRASÍLIA: REUNIÃO COM A SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA

Na manhã de hoje, quinta-feira (7), o Sindimetro-MG esteve reunido na Secretaria Geral da Presidê...

PROMESSA DE ZEMA É FURADA E ENGRAVATADOS DA METRÔBH COMEMORAM DEMISSÕES

A empresa privada divulga a redução drástica no número de funcionários do metrô de Belo Horizonte...

DIA DA DEMOCRACIA

Após 39 anos do fim da ditadura militar no Brasil, o país, assim como todo o mundo, ainda se vê a...

EDITAL DO 7° CONGRESSO DO SINDIMETRO-MG

O congresso ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, e no dia 29 de outubro será feita uma assemble...

VEM AÍ O CONGRESSO DO SINDIMETRO-MG!

O congresso ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, edital será lançado dia 21 de outubro. Lutamo...

Contato pelo WhatsApp