Skip to main content

PROMESSA DE ZEMA É FURADA E ENGRAVATADOS DA METRÔBH COMEMORAM DEMISSÕES

A empresa privada divulga a redução drástica no número de funcionários do metrô de Belo Horizonte e Região Metropolitana

Foi divulgado, em evento recente da MetrôBH, o histórico do quadro de funcionários desde março de 2023, o início da privatização, até outubro de 2024. Em março de 2023, o sistema metroviário de Belo Horizonte e Região Metropolitana contava com 1.437 empregados e, atualmente, o quadro de efetivos possui 833 trabalhadores.

De início, foram cedidos 269 empregados. Chama a atenção o grande número de adesão aos Programa de Demissão Voluntária (PDV) e Plano de Demissão Consensual (PDC) - contabilizando 450 empregados desligados. Consequência da precarização das condições de trabalho incluindo a incidência do assédio moral de forma recorrente – aqui veementemente denunciados.

Após o PDV/PDC, o quadro de efetivos chegou a 704 funcionários. Na foto, a empresa adiciona mais 54 demissões e as caracteriza como “outros desligamentos” sem ao menos explicitar o teor - como se funcionários fossem máquinas passíveis de serem desligadas a bel-prazer e não trabalhadores que dependem do emprego para viver.

Em seguida, contam com novas 430 admissões, elevando o quadro de funcionários para 1.112. Fica a pergunta: diante de um trabalho essencial e específico, por que ceder a mão de obra já especializadas e contratar novos empregados?

Mais grave que a alta adesão ao PDV/PDC foi o plano de demissão em massa, iniciado em abril desse ano (2024). Após o fim do contrato de estabilidade, em março de 2024, a categoria metroferroviária perdeu, por ora, o direito ao emprego público. No bolo da demissão, a MetrôBH demitiu mães com filhos em idade escolar, funcionários PCDs (Pessoa com Deficiência) e empregados em período de pré-aposentadoria - descumprindo desonestamente o acordo assinado em reunião com o sindicato.

Assim, o quadro de funcionários efetivos, que era 1.112 antes das demissões, chegou em 833, pois, como divulga a empresa, 33 empregados estão afastados. O sindicato teve contato com alguns trabalhadores e trabalhadoras afastados, e a maioria sofrem de adoecimento mental devido ao trabalho exaustivo.

A promessa do governador Zema se mostrou uma mentira, pois a privatização do metrô não gerou mais empregos, pelo contrário. A redução drástica no número de funcionários do metrô ocasiona não somente a perda do emprego de centenas de trabalhadores mas também a piora do serviço prestados uma vez que funcionários estão sobrecarregados com o baixo efetivo para realizar suas tarefas. Hoje o sistema metroviário de Belo Horizonte e Região Metropolitana transporta 85 mil passageiros por dia, quando na época da CBTU, empresa pública, e tarifa social, o número de passageiros por dia chegou a 250 mil. Privatiza que melhora? 

ATUAL LUTA

Vale dizer, em contrapartida, que ações pela reintegração da categoria caminham na justiça, tanto em ações individuais quanto coletivas e, felizmente, o resultado das sentenças estão sendo, até então, positivas. A categoria conta também com a tramitação, em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da PL 1.189/23, que determina que os ex-empregados da Eletrobras, bem como os metroviários de Minas Gerais, sejam reconduzidos para empresas estatais ou sociedades de economia mista, em cargos de mesma complexidade.

Busque no nosso site


NOTÍCIAS SINDIMETRO-MG

ATITUDES ANTISSINDICAIS CONTRA O SINDFER-NE

O Sindimetro-MG reforça o movimento de união dos sindicatos metroferroviários contra as demissões...

KIT-CHURRASCO AOS FILIADOS!

KIT-CHURRASCO: CLIQUE AQUI PARA ACESSO DA LISTA - 🥳 Estão chegando as festas de final de ano, dep...

VITÓRIA PARCIAL! ANULAÇÃO DA DEMISSÃO EM MASSA

Hoje, 5 de dezembro, após sentença judicial do Tribunal Regional do Trabalho, o Sindimetro-MG con...

CONSCIÊNCIA NEGRA: HOMENAGEM PARA TRÊS FUNDADORES

Neste mês da Consciência Negra, homenageamos três fundadores do Sindimetro-MG: Sérgio Leôncio, Ba...

DIA NACIONAL DE ZUMBI E DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, foi decretado feriado nacional em...

O SEQUESTRO DO TEMPO

MetrôBH planeja implantar jornadas exaustivas de trabalho que roubam o tempo e a qualidade de vid...

BRASÍLIA: REUNIÃO COM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

Seguindo a agenda em Brasília, o Sindimetro-MG esteve reunido nesta última quarta-feira (6) no Mi...

BRASÍLIA: REUNIÃO COM A SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA

Na manhã de hoje, quinta-feira (7), o Sindimetro-MG esteve reunido na Secretaria Geral da Presidê...

Contato pelo WhatsApp