SINDIMETRO-MG REALIZA SEGUNDA RODADA DE PESQUISA COM USUÁRIOS DO METRÔ DE BELO HORIZONTE
Desta vez, ação será na Estação Vilarinho em Venda Nova; sindicato quer saber o que usuário pensa da PPP
O Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (SINDIMETRO-MG) realiza na próxima terça-feira, dia 17/11, a partir das 06h, a segunda rodada do Café com Usuário, na Estação Vilarinho, em Venda Nova. A ação pretende aproximar os funcionários do metrô de Belo Horizonte dos passageiros do transporte coletivo durante um café da manhã. Na oportunidade, o SINDIMETRO fará uma pesquisa de opinião para saber o que o usuário pensa sobre a iminente privatização do metrô da capital mineira. Após responder o questionário, o passageiro poderá depositá-lo nas urnas que estarão disponíveis em todas as 19 estações ao longo desta semana.
O Governo Federal quer transferir o metrô de Belo Horizonte para o Governo de Minas Gerais que, imediatamente, irá concedê-lo para a iniciativa privada. A transferência dos serviços se dará por meio da chamada Parceria Público Privada (PPP), e, a partir deste momento, a gestão do metrô passará a ser feita por uma empresa particular.
O SINDIMETRO teme que, assim como ocorreu em outros estados brasileiros, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, estações que não davam a rentabilidade esperada a esses empresários, sejam desativadas, deixando sem metrô, milhares de usuários. Na avaliação do sindicato, no caso da capital mineira, é o sonho de expansão que pode estar comprometido.
Para a presidente do sindicato, Alda Lúcia Fernandes, o argumento daqueles que defendem que obras de modernização, expansão e operação do metrô são possíveis apenas se ele for concedido aos empresários não se sustenta. Segundo ela, os 10 novos trens do metrô foram comprados totalmente com recursos públicos. “Podemos concluir que o que falta não são recursos financeiros e sim vontade política”, diz.