Viva Zumbi dos Palmares e luta histórica do Povo Negro no Brasil.
Zumbi dos Palmares se tornou um símbolo de luta contra a escravidão no Brasil, com Dandara, Ganga Zumba, Aqualtune e outras lideranças construíram o Quilombo dos Palmares, que por mais de um século resistiu aos ataques da coroa portuguesa e das elites que a mando da corte dirigiam as capitanias hereditárias no Brasil. A Quilombagem se tornou uma ferramenta essencial de luta dos negros escravizados e sequestrados da África para o Brasil. Em 20 de novembro de 1695 Zumbi foi covardemente assassinado, com o passar dos anos a data se tornou um símbolo de luta para toda a população negra no Brasil, imortalizando Zumbi e todas e todos que lutaram e lutam pelo fim do racismo.
Vivemos mais de 300 anos de escravidão no Brasil e a sociedade brasileira nunca superou o racismo. Refletir sobre o passado nos faz entender as origens e o impacto atual do racismo na nossa sociedade. O povo negro foi inserido no mercado remunerado de trabalho em péssimas condições: menores salários, morando em casas insalubres e com piores condições de se alimentar. Atualmente o povo negro e pardo soma 56% dos brasileiros, e mesmo sendo maioria os piores empregos estão com o povo negro. Segundo dados do IBGE o desemprego é 71% maior entre os negros em relação aos brancos, e a remuneração dos trabalhadores brancos é em média 74% superior a pretos e pardos. Quando falamos da mulher negra a situação é ainda pior. Uma pesquisa feita pelo instituto Insper apontou que um homem branco tem um salário médio 159% maior do que uma mulher negra no país. E na CBTU, como são as condições das metroviárias e dos metroviários negras e negros? É comum vermos cargos de chefia ocupados por eles? E com relação ao combate ao racismo, o que nossa empresa tem feito? O racismo não se destruirá sozinho, sem uma ação direta da classe trabalhadora e de todo o povo, e sem o fim do racismo nunca viveremos em uma sociedade plenamente justa.
As classes dominantes se utilizam e fomentam o racismo para rebaixar salários e manter a população negra em condições mais exploratórias de trabalho, por isso, a classe trabalhadora deve combater o racismo: ele serve apenas a exploração e desunião da classe. O combate ao racismo é um elemento fundamental da luta de classes.
Viva a Luta de Dandara e Zumbi dos Palmares!Viva o dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra!