Fenametro repudia atitude antissindical da empresa em BH
São Paulo, 31 de março de 2020.
CT. 010/2020
NOTA DE REPÚDIO ÀS PRÁTICAS ANTISSINDICAIS DA CBTU – STU/BH
À CBTU – STU/BH
Prezado Senhor,
A FENAMETRO – Federação Nacional dos Metroviários, repudia veementemente a conduta da CBTU - Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte de retirar, sem qualquer motivação, faixas afixadas pelo Sindimetro/MG nas estações de metrô a fim de orientar e conscientizar os usuários do sistema metroviário para que fiquem em casa e para que utilizem o transporte público, somente aquelas pessoas que imprescindivelmente necessitam.
É inadmissível um ato atentatório como esse em um momento tão sensível para a comunidade mundial, em que as forças devem se unir para buscar a melhor forma de enfrentar e combater o vírus.
A CBTU deveria, tendo como espelho as ações do Sindimetro, maximizar a campanha de conscientização da população para o uso advertido do sistema de metrô em Belo Horizonte, tendo em vista ser o isolamento social, o principal meio de prevenção e enfrentamento à transmissão do novo coronavírus. Ao contrário, prefere a empresa retaliar aqueles que fazem sua parte, prestando assim, um desserviço para a categoria metroviária e também para a sociedade como um todo.
A postura da empresa representa, na verdade, um ataque ao movimento sindical como um todo e não somente aos metroviários de Belo Horizonte. Quaisquer práticas que inibam e penalizem ações legítimas do Sindicato, configuram conduta antissindical!
Esse tipo de prática que é caracterizada como crime contra a organização sindical, e precisa ser combatida.
Por isso, a FENAMETRO solicita à CBTU – STU/BH, a recolocação das faixas retiradas nos mesmos locais anteriormente afixados pelo Sindicato, além de maximizar a campanha de conscientização entre os usuários do sistema. Essa ação mostrará que a CBTU não caminha na contramão da ordem mundial, demonstrando sua preocupação com seus funcionários e também com os usuários do sistema, pois eles são o motivo maior da nossa existência!
Att,
Celso Trapaga Borba
Presidente Federação Nacional dos Trabalhadores em empresas de Transportes Metroviários