ATITUDES ANTISSINDICAIS CONTRA O SINDFER-NE
O Sindimetro-MG reforça o movimento de união dos sindicatos metroferroviários contra as demissões arbitrárias dos diretores do SINDFER-NE (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Nordeste) cometidas pela concessionária TLSA/CSN e exige a reintegração de todos os demitidos.
Toda a direção do SINDFER-NE, 14 trabalhadores, foi demitida no dia 15 de janeiro de 2025 por retaliação diante das denúncias do sindicato contra TLSA/CSN pelo descaso com a malha ferroviária do Nordeste . O motivo da demissão se baseia em uma falsa alegação do fechamento do escritório de Recife-PE.
Atitudes antissindicais - que visam obstruir e eliminar as lutas por direito dos sindicatos -, típicas do caráter covarde, desonesto e perverso das concessões, são práticas de extrema violência contra os trabalhadores e trabalhadoras. Os sindicatos defendem a classe trabalhadora da exploração voraz do sistema capitalista. Assim, com o desmantelamento dos sindicatos, os grandes empresários se apoderam e avançam com mais truculência contra os trabalhadores e a sociedade.
Condenamos veementemente o ato de extrema violência. Reintegração dos compenheiros e companheiras do SINDFER-NE já!