CARTA PARA A METRÔBH SOBRE PLANO DE OPERAÇÃO DURANTE O CARNAVAL DE 2025
Em vista das festividades do pré-carnaval e do carnaval de 2025, o Sindimetro-MG enviou ontem (27) uma carta direcionada à presidência da MetrôBH solicitando informações sobre a estratégia de operação durante o período e a necessidade de uma mesa de negociação com a entidade sindical sobre o assunto.
As comemorações irão movimentar, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, cerca de 6 milhões de pessoas. A carta, então, visa alertar para cuidados quanto a alta demanda, a saber: a falta de funcionários nos setores; jornadas extenuantes diante do alargamento dos horários de atendimento; supressão de intervalos intrajornadas e interjornadas; falta de equipamentos de proteção individual para o setor da segurança; a falta de efetivo no setor da segurança; a incidência de ocorrências de relatos de assédios.
Vale ressaltar que ano passado, 2024, sob o comando da concessionária, houve uma série de ocorrências. No pré-carnaval, foi registrado atos de vandalismo nas estações e trens com falhas durante a viagem. O caos instaurado resultou até mesmo com pessoas jogadas nos trilhos.
Para que isso não se repita, contamos com a atenção da empresa e a realização de um plano de operação condizente com negociação junto ao sindicato com um prazo de antecedência de no mínimo quize dias para o início do evento.
Confira a carta, em PDF, clicando aqui.