Skip to main content

INFORME ACT 24/25: REAJUSTE SALARIAL E O QUE FALTA?

No dia 23 de setembro de 2024, a MetrôBH comunicou a aplicação do reajuste inflacionário de 3,69% aos salários e benefícios pecuniários trabalhistas. A recomposição virá junto com o pagamento dos valores retroativos à data de 1 de maio de 2024 - período referente à data-base garantida pela empresa.

Embora a aplicação anunciada pela empresa adiante parte da discussão financeira do ACT, muitos aspectos de igual ou maior relevância ainda restam para serem acertados. O sindicato busca avançar nas cláusulas de apoio às mulheres, de relações sindicais, e de condições de ambiente e saúde do trabalho.

Dois pontos, no entanto, são de maior divergência entre o sindicato e a empresa, a saber as propostas de jornada de trabalho e de banco de horas. (CONFIRA AS PROPOSTAS DA EMPRESA - CLIQUE AQUI).

COMUNICADO:

Companheiros(as), é de extrema importância contextualizarmos em que estão inseridas a análise das referidas propostas. 

Passamos por uma grande redução do quadro de funcionários(as) após a privatização, e em várias áreas a jornada de trabalho e o corte dos adicionais de periculosidade foram feitos de forma arbitrária pela METRÔ-BH. Os metroviários(as) foram inseridos em ambientes onde a carga excessiva de trabalho, o assédio moral e a insalubridade por causa das obras de expansão se tornaram rotineiras. 

Tais fatos foram oficialmente apontados através de uma auditoria fiscal do Ministério do Trabalho, que fez o levantamento de mais 100 (cem) infrações cometidas pela METRÔ-BH, e a grande maioria destas irregularidades ainda não foram solucionadas. 

E é neste cenário de extrema preocupação e revolta, que a direção do Sindicato informa que não concorda com nenhuma proposta que tenha a intenção de precarizar os direitos, a dignidade, e as condições de trabalho da categoria metroviária. O atual ambiente de trabalho presente na maioria das áreas da METRÔ-BH ainda é muito desfavorável para a qualidade de vida social dos trabalhadores(as) do “chão de fábrica”, e isso precisa ser corrigido URGENTEMENTE. 

A atividade metroviária exige muito esmero e responsabilidade para ser executada, a fim de trazer um serviço de qualidade e segurança à população de Belo Horizonte. 

O Sindicato continuará lutando com todas as forças, a fim de trazer para aprovação em assembleia, uma proposta de ACT digna da dedicação empregada pela categoria metroviária. Mas ressaltamos que caso as negociações não avancem no sentido de melhorar a qualidade de vida dos empregados(as), e ajudar a corrigir as toxicidades ainda presentes nos ambientes de trabalho da METRÔ-BH; poderá chegar o momento de demonstrar nossa indignação na forma máxima. 

Belo Horizonte, 27 de setembro de 2024

 

 

Busque no nosso site


NOTÍCIAS SINDIMETRO-MG

SINDIMETRO-MG DENUNCIA A PIORA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS

Na Comissão do Trabalho, o sindicato denunciou e entregou em mãos para lideranças políticas o rel...

ASSEMBLEIA GERAL PARA ELEIÇÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA AUXILIAR

Para o 7° Congresso dos Metroviários de Minas Gerais, o Sindimetro-MG convoca toda a categoria pa...

CUMPRIMENTO PROVISÓRIO DE NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE REINTEGRAÇÃO EM FACE DA METRÔBH – TUTELA ANTECIPADA

Prezados(as) clientes, A Advocacia Garcez vem comunicar, em nome do Sindicato dos Empregados em ...

8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Nesta data de luta de conquistas das mais diversas, relembramos que as metroviárias sofreram grav...

CARNAVAL DE 2025: METRÔBH NÃO SE REÚNE COM O SINDIMETRO-MG

METRÔBH IGNORA CARTA DO SINDIMETRO-MG E RECUSA DIÁLOGO QUANTO A UM PLANO DE OPERAÇÃO SEGURO PARA ...

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES: ATIVIDADE NO SINDIMETRO-MG!

📢 Convidamos todas as metroviárias para participarem da atividade, realizada pelo Sindimetro-MG, ...

INFORME SOBRE O PROCESSO DE REINTEGRAÇÃO

Cliquei aqui para ter acesso ao informe em PDF."Prezados(as) clientes, A Advocacia Garcez informa...

PRÉ-PAUTA ACT 25/26

Atenção categoria Metroferroviária! Apesar da reiterada conduta de indiferença da MetrôBH para c...

Contato pelo WhatsApp