INFORME ACT 24/25: REAJUSTE SALARIAL E O QUE FALTA?
No dia 23 de setembro de 2024, a MetrôBH comunicou a aplicação do reajuste inflacionário de 3,69% aos salários e benefícios pecuniários trabalhistas. A recomposição virá junto com o pagamento dos valores retroativos à data de 1 de maio de 2024 - período referente à data-base garantida pela empresa.
Embora a aplicação anunciada pela empresa adiante parte da discussão financeira do ACT, muitos aspectos de igual ou maior relevância ainda restam para serem acertados. O sindicato busca avançar nas cláusulas de apoio às mulheres, de relações sindicais, e de condições de ambiente e saúde do trabalho.
Dois pontos, no entanto, são de maior divergência entre o sindicato e a empresa, a saber as propostas de jornada de trabalho e de banco de horas. (CONFIRA AS PROPOSTAS DA EMPRESA - CLIQUE AQUI).
COMUNICADO:
Companheiros(as), é de extrema importância contextualizarmos em que estão inseridas a análise das referidas propostas.
Passamos por uma grande redução do quadro de funcionários(as) após a privatização, e em várias áreas a jornada de trabalho e o corte dos adicionais de periculosidade foram feitos de forma arbitrária pela METRÔ-BH. Os metroviários(as) foram inseridos em ambientes onde a carga excessiva de trabalho, o assédio moral e a insalubridade por causa das obras de expansão se tornaram rotineiras.
Tais fatos foram oficialmente apontados através de uma auditoria fiscal do Ministério do Trabalho, que fez o levantamento de mais 100 (cem) infrações cometidas pela METRÔ-BH, e a grande maioria destas irregularidades ainda não foram solucionadas.
E é neste cenário de extrema preocupação e revolta, que a direção do Sindicato informa que não concorda com nenhuma proposta que tenha a intenção de precarizar os direitos, a dignidade, e as condições de trabalho da categoria metroviária. O atual ambiente de trabalho presente na maioria das áreas da METRÔ-BH ainda é muito desfavorável para a qualidade de vida social dos trabalhadores(as) do “chão de fábrica”, e isso precisa ser corrigido URGENTEMENTE.
A atividade metroviária exige muito esmero e responsabilidade para ser executada, a fim de trazer um serviço de qualidade e segurança à população de Belo Horizonte.
O Sindicato continuará lutando com todas as forças, a fim de trazer para aprovação em assembleia, uma proposta de ACT digna da dedicação empregada pela categoria metroviária. Mas ressaltamos que caso as negociações não avancem no sentido de melhorar a qualidade de vida dos empregados(as), e ajudar a corrigir as toxicidades ainda presentes nos ambientes de trabalho da METRÔ-BH; poderá chegar o momento de demonstrar nossa indignação na forma máxima.
Belo Horizonte, 27 de setembro de 2024