Skip to main content

O SINDICATO ESTÁ ATIVO NA DEFESA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES

MESANRJ


No dia 5 de julho, a diretoria do SINDIMETRO-MG reuniu-se com o presidente da empresa, Sr. José Marques de Lima, e a gerente administrativa de Recursos Humanos (GAREH), Sra. Alexandra Marques Gomes, no Rio de Janeiro. Foi tratado os seguintes assuntos: Dissídio Coletivo; o trabalho em feriados; a revisão do Plano de Emprego e Salário (PES); a Norma de Desenvolvimento e o “quebra de caixa”.

Como é de conhecimento de todos, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) formalizou uma proposta de Acordo Coletivo para os trabalhadores de Minas Gerais e para a empresa desde o mês passado, porém, o Sindicato pediu um prazo maior para dar uma resposta. Tínhamos ainda questões pendentes para ser esclarecidas com a empresa. A proposta do TST é estender para a categoria de Minas Gerais o Acordo assinado entre os demais sindicatos e a empresa em dezembro do ano passado. Com isso nosso acordo se assinado agora teria retroatividade a dezembro do ano passado.

Na reunião ocorrida no Rio de Janeiro, os diretores do SINDIMETRO-MG questionaram à presidência da CBTU a aceitação por parte da empresa da proposta do TST bem como a normatização das cláusulas de “conversão tecnológica” e da “capacitação profissional”, e ainda, como ficaria a questão do trabalho no Carnaval já que esta cláusula foi retirada do Acordo Coletivo pela empresa. O presidente da empresa respondeu que, tanto a proposta do TST como normatização das cláusulas acima será remetido para a apreciação da diretoria da empresa e que, após isso, o Sindicato será comunicado da decisão.

Quanto ao trabalho no Carnaval o presidente afirmou que após assinarmos o Acordo Coletivo, a direção da empresa irá se reunir com todos os sindicatos a fim de buscar uma solução do problema.
Após a resposta da empresa o Sindicato convocará uma assembleia deliberativa.

Sobre o trabalho em feriados foi comunicado ao presidente da empresa que, em Belo Horizonte, existe uma dificuldade em relação aos critérios para quem trabalha ou não nestes dias, o que não ocorre em outras unidades. Uma das dificuldades é que aqueles escalados para trabalharem em determinados feriados, não raras vezes, são dispensados de forma arbitrária e de última hora. O presidente da empresa disse que todas as unidades deverão cumprir de forma isonômica as normas da empresa e, se isto não está acontecendo a norma deverá ser revista, mas, até que isso aconteça, a escala de trabalho deverá ser respeitada.

Sobre o PES, foi informado que a Comissão da empresa designada para tal ainda está concluindo o relatório. Estaremos acompanhando e cobrando agilidade da empresa.

Quanto à Norma de Desenvolvimento, a empresa informou que está fazendo levantamento junto às unidades da CBTU sobre o número de vagas necessárias para cada Sistema (1, 2, 3 e 4) e vai, em breve, comunicar ao Sindicato sobre os próximos encaminhamentos.

Os representantes do Sindicato já haviam solicitado, desde a mesa de negociação nacional, uma revisão no “quebra de caixa” para os funcionários que têm direito a este benefício, e reforçou que seja feita o mais rápido possível, devido ao reajuste no preço das tarifas. A gerente de Recursos Humanos da empresa disse que está fazendo um levantamento do impacto financeiro para avaliar a possibilidade de uma revisão nos valores pagos hoje. Disse, ainda, que até a próxima semana será dado um retorno ao Sindicato.

Busque no nosso site


NOTÍCIAS SINDIMETRO-MG

GLAUBER FICA!

Decisão da Comissão de Ética pela cassação do mandato de Glauber é perseguição política e antidem...

ZEMA PRETENDE VENDER A SAÚDE PÚBLICA

O governador Zema (Novo) pretende terceirizar a gestão de hospitais de Minas Gerais para a inicia...

SINDIMETRO-MG DENUNCIA A PIORA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS

Na Comissão do Trabalho, o sindicato denunciou e entregou em mãos para lideranças políticas o rel...

ASSEMBLEIA GERAL PARA ELEIÇÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA AUXILIAR

Para o 7° Congresso dos Metroviários de Minas Gerais, o Sindimetro-MG convoca toda a categoria pa...

CUMPRIMENTO PROVISÓRIO DE NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE REINTEGRAÇÃO EM FACE DA METRÔBH – TUTELA ANTECIPADA

Prezados(as) clientes, A Advocacia Garcez vem comunicar, em nome do Sindicato dos Empregados em ...

8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Nesta data de luta de conquistas das mais diversas, relembramos que as metroviárias sofreram grav...

CARNAVAL DE 2025: METRÔBH NÃO SE REÚNE COM O SINDIMETRO-MG

METRÔBH IGNORA CARTA DO SINDIMETRO-MG E RECUSA DIÁLOGO QUANTO A UM PLANO DE OPERAÇÃO SEGURO PARA ...

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES: ATIVIDADE NO SINDIMETRO-MG!

📢 Convidamos todas as metroviárias para participarem da atividade, realizada pelo Sindimetro-MG, ...

Contato pelo WhatsApp